quarta-feira, 7 de janeiro de 2015

As Visitas na Maternidade

Com o passar do tempo e com alguns sustos (coisa pouca)... comecei a fazer mais pesquisas em fóruns e deparei-me com uma situação no qual nunca tinha pensado!... 
As Visitas na Maternidade... há relatos de terror... deixo aqui umas dicas...


1. Evitem visitas no dia do nascimento
A maioria das mães passa muitas horas em trabalho de parto e depois dos bebés nascerem ficam exaustas. É melhor deixar a visita para o segundo dia. Claro que se for um parente muito íntimo ou próximo, a mãe vai querer tê-lo por perto. Ainda assim, é sempre bom perguntar antes.

2. Nada de visitas noturnas ou inesperadas
No mundo do trabalho é difícil ter tempo a não ser "fora de horas". Porém, um recém-nascido traz mudanças nas rotinas. Portanto, a não ser que a mãe insista, evite visitas depois das 20h. E nada de visitas de grupo.

3. Não pedir para pegar ao colo
Se a mãe quiser que alguém segure no bebé, ela própria vai oferecer. Caso contrário, não peça. Isso pode deixar a mãe nervosa.

4. Fotos e telemóvel
Se quiser tirar fotos, peça autorização à mãe! Se ela permitir, nada de flash. E quanto ao telemóvel, não se esqueça de o desligar ou de o colocar em modo silêncio.

5. Visita rápida
Faça uma visita rápida: fique pouco tempo na maternidade ou na casa do bebé. Uma visita de 40 minutos é o ideal. Se você for um parente próximo pode ficar o tempo que considerar necessário, mas preste atenção: a mãe pode cansar-se ou precisar de dormir.

6. Amamentação
Assim que o bebé nasce, as mães ficam stressadas com o momento da amamentação por diversos motivos: não sabem se o leite é suficiente, o início da amamentação magoa, é um momento íntimo... Não fique para assistir!

7. Levar crianças?
É sempre melhor perguntar à mãe, pois é uma decisão pessoal. Porém, as crianças são grupos de risco para determinadas doenças. Tenha cuidado!

8. Mãe sensível nos primeiros dias
Não faça comparações do tipo de parto, sobre o peso da criança ou sobre ter ou não que amamentar! Lembre-se que muitas vezes querer não é poder. Evite constragimentos.

9. Lavar as mãos
Não se esqueça dos cuidados básicos de higiene. Lavar bem as mãos e os braços (até à altura dos cotovelos) antes de chegar perto da mãe e do bebé é imprescindível para minimizar a contaminação por vírus e bactérias.

10. Cheiros
Evite perfumes fortes ou o cheiro a tabaco.

Sem comentários:

Enviar um comentário