quarta-feira, 19 de novembro de 2014

Super Mamã Cátia Pontes

Apresentação da mãe
Cátia Pontes, 32 anos, Nutricionista





Nome da filha (idades)

Maria Rita, 5 anos e Raquel, 1 ano (quase quase 2)

Como descobriste que estavas gravida e como contaste ao pai?

Descobri às 5 semanas, nas duas gravidezes. Na primeira comecei a sentir muitas dores no peito e o atraso na menstruação levou-me a fazer o teste. Fi-lo em casa e eu e o Bruno vimos o resultado ao mesmo tempo. Na segunda gravidez, como já conhecia bem os sintomas (e a minha barriga já não me deixava mentir!) fiz o teste com 4 semanas. Acordei mais cedo para o fazer e depois de ver o resultado positivo fui dar o pequeno-almoço ao Bruno em que pus o leite numa caneca de ardósia, em que escrevi “estou grávida!”. Para contar à Maria Rita que ela ia ter um mano, comprei-lhe o livro “Camila vai ter um irmão” e ofereci-lhe para lhe explicar melhor como iria ser esta nova fase.

Qual a primeira peça de roupa que compraste?

Só comprei quando soube o sexo do bebé, que foi às 22 semanas na gravidez da Maria Rita e às 24 semanas na gravidez da Raquel. Para a Maria Rita fui à Benetton comprar um vestidinho rosa-bebé e para a Raquel comprei um babygrow cheio de passarinhos (como o quarto dela) da Chicco.

Que cuidados tiveste na gravidez?
Na primeira gravidez pratiquei yoga a partir dos 3 meses e na segunda pratiquei natação, ambas com o objetivo de preparar o corpo para o parto. Também fiz o curso de preparação para o parto na duas gravidezes. De resto, nada mais para além do básico…não levantar pesos, não comer saladas fora de casa, diminuir o consumo de cafeina, comer sempre sopa, peixe gordo, etc, etc.

Quais os medos e receios durante a gravidez?

O único medo mais presente era o de o bebé ter alguma deficiência e o de não conseguir amamentar. Nunca tive muito medo do parto em si…sempre tive mais medo do pós-parto, e, de facto, acabou por ser o mais difícil de ultrapassar.

Como foi o grande dia?

Foi maravilhoso! Foi um rebentar de tanto amor e felicidade. Quando acabamos por conhecer o ser que cresceu dentro de nós, o nosso mundo deixa de ter outras palavras para além de NÓS. Sentimos que o coração é pequeno demais para tanto amor! No primeiro parto foi tudo um bocadinho mais difícil porque demorou dois dias e sofri muito mais. No segundo foi tudo super calmo, descontraído, a rir, a conversar e a ouvir Adele durante a cesariana.

Amamentas-te? Como foi a experiência?

Sim, amamentei durante 6 meses a Maria Rita (a partir dos 3 meses com suplemento) e durante 2 meses e meio a Raquel (a partir das 3 semanas com suplemento). Um dos meus maiores receios acabou por ser verdade. Nunca tive muito leite, sofri 3 mastites e tive de começar a dar suplemento muito cedo. Apesar de ter sido uma das partes mais dolorosas de todo o processo da maternidade, adorei amamentar! Não trocava por nada a experiência de poder amamentar um bebé.

Resumo de um dia enquanto profissional e mãe ou Consegues conciliar a vida de mãe com a tua vida profissional?
Esta é a parte mais difícil…(esta foi a pergunta que me fez suspirar!). É difícil conciliar os meus horários com os horários de uma criança. Muitas vezes quando estou eu a começar a trabalhar “a sério” é quando estão as minhas filhas a sair da escola e quando deveriam estar a ir para casa brincar, tomar banho, jantar… E isto entristece-me um pouco. Tira-me qualidade de vida. Mas reservo o fim-de-semana inteiramente para elas e para fazer o que não consegui durante a semana. Na verdade, o que tenho aprendido ao longo do tempo é que é muito real aquela frase que diz que “não importa o tempo que se tem mas sim o que se faz com ele”. Não consigo estar muito tempo com as minhas filhas diariamente mas quando estou, estou a 100%. Guardo as tarefas domésticas e de trabalho para quando elas estão a dormir e, quando elas estão acordadas, brinco às escondidas, às casinhas, danço “os caricas”, leio histórias…enfim, sou criança novamente!

Tens mais alguma atividade?
Faço atividade física uma vez/semana (shame on me!!!)

Fizeste o chá do bebe? Como foi?

Quando a Maria Rita nasceu ainda não havia muito esta “moda”. Na gravidez da Raquel ainda tentei organizar mas acabei por não fazer…

Indica 3 valores que consideres fundamentais passar para às tuas filhas

A humildade, a gratidão e o respeito pelo outro.

Que conselhos queres dar ou o que achas que foi fundamental para ti desde o momento que soubeste que estavas gravida?

Assim como em outras áreas da nossa vida, também na maternidade é fundamental sabermos exatamente o que queremos fazer. Estarmos certos das nossas decisões e convictos que estamos a fazer o que é melhor. Porque na educação toda a gente tem opinião e cada opinião é diferente. Temos de ouvir as pessoas certas e fazer qualquer ação com base naquilo que acreditamos. Para além disso, é importantíssimo o casal estar “em sintonia” relativamente à educação da criança para se conseguir criar uma criança feliz e estruturada. Costumo dizer que o nascimento de uma criança é uma prova de fogo para o casal mas se estivermos conscientes disso, tudo se torna mais fácil e tudo se consegue resolver.



Sem comentários:

Enviar um comentário